17 Dec, 2017
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O trigo nos faz engordar e adoecer?

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Afinal, consumir alimentos à base de trigo faz mal à saúde? Nos faz engordar? Pode viciar? Diante dessas questões, levantadas recentemente na mídia, alguns pesquisadores saíram em busca das respostas. Veja o que eles descobriram e porquê você deve ficar atento ao que anda ouvindo por aí.

Pesquisadores do Departamento de Biologia Humana, Gestão da Inovação da Saúde Alimentar, Universidade de Maastricht, na Holanda, e do grupo de Biologia Vegetal e Fitotecnia da Rothamsted Research, Reino Unido, concluíram em sua revisão da literatura científica que os alegados efeitos adversos do consumo de trigo na saúde humana, causada por mecanismos relacionados com comportamentos alimentares, não poderiam ser fundamentados. Pelo contrário, o consumo de trigo integral tem sido associado com reduções significativas nos riscos de diabetes tipo 2, doença cardíaca e melhor gestão de peso a longo prazo. Os resultados esclarecem alguns equívocos ouvidos recentemente na mídia sobre o consumo de trigo e foram publicados no Journal of Cereal Science.

O grão de trigo se constitui por três componentes principais, amido (50-60%), proteínas (10-13%) e polissacarídeos da parede celular (fibra dietética, de 10-15%), além de uma variedade de componentes menores que podem conferir benefícios para a saúde humana . Importante: para declarar 'grão integral' como um ingrediente, estes três componentes principais têm de estar presentes nas mesmas proporções relativas como elas existem no núcleo intacto (ver definição de grão integral). O trigo é o cereal mais cultivado e é o terceiro na produção total mundial, atrás do milho e arroz. Cerca de 95% das contas de produção global de trigo para o pão de trigo e a maioria dos 5% restantes da safra é o trigo durum (também chamado de "trigo para macarrão"). Pequenas quantidades de raças de trigo como einkorn, emmer, e espelta são cultivadas principalmente para a demanda de alimentos especializados para a saúde.

Em sua revisão da literatura científica, os autores abordam o debate em torno do consumo de trigo e de saúde. Várias tendências dietéticas populares, como a Dieta do Paleolítico ou a proposta do cardiologista americano W. R. Davis em seu recente livro Barriga de Trigo (Wheat Belly, 2011), sugerem que o consumo de trigo tem efeitos adversos para a saúde. Estes efeitos adversos alegados incluem, por exemplo, que o amido de trigo seria diferente ao amido de outras fontes, como bananas, batatas e legumes e, portanto, facilmente convertido para elevar o açúcar no sangue, ou que o trigo induziria comportamento alimentar viciante, em última análise, levando à obesidade. A causalidade multifatorial da obesidade é muitas vezes inexistente nestes debates, enquanto é atribuído o desenvolvimento da obesidade a um único alimento ou ingrediente alimentar.

Os autores apontam para o fato de que, historicamente, houve populações, como os turcos, que consumiram produtos de trigo como a principal fonte de energia durante séculos, sem que as pessoas ganhassem peso. Somando-se a isso, o aumento da obesidade também ocorreu em populações que consomem pouco de trigo, como vários países asiáticos. Além disso, o consumo de grãos integrais tem sido associado com a redução do risco de diabetes tipo 2, doença cardiovascular e alguns tipos de câncer, bem como um gerenciamento do peso mais favorável. Portanto, os autores afirmam que o trigo só deve ser evitado por pessoas com doença celíaca (doença auto-imune ao glúten, que afeta cerca de 1% da população da Europa e os EUA) ou por aqueles que são sensíveis ou alérgicos a proteínas do trigo (que afeta cerca de 5 -10%). Proteínas do glúten são responsáveis por até 80% da proteína total de grãos e têm funções estruturais, metabólicas ou de armazenamento.

Uma série de equívocos comuns foram consideradas e tratadas pelos autores, como "os paralelos da proliferação de produtos de trigo ao aumento no tamanho da cintura", que não pode ser justificado com base em estudos científicos publicados. É uma má interpretação de uma correlação entre duas variáveis com uma relação causal; as taxas de obesidade têm aumentado em paralelo com o aumento do consumo de trigo, mas não há nenhuma relação causal entre os dois. Outro exemplo: "opiáceos de trigo são tão viciantes que eles levam as pessoas a não ser capaz de controlar sua alimentação e retirar o trigo da dieta causa abstinência." Novamente, não há dados para fundamentar a afirmação; essa percepção é baseada na observação de que uma digestão incompleta da gliadina (uma fração de proteína gluteina) mostrou liberar um peptídio, denominado gliadorfina, que causa alterações comportamentais agudas quando infundida na corrente sanguínea de ratos. No entanto, gliadorfina, como tal, não pode ser absorvido pelo intestino.

Os autores concluem que, embora os efeitos adversos do trigo em alguns indivíduos não deve ser ignorado, o consumo de grãos integrais geralmente exerce efeitos positivos sobre a saúde. Aqueles com sensibilidade ao glúten ou doença celíaca se beneficiariam de produtos alimentícios que não contêm proteínas relacionadas ao glúten, mas são feitos a partir de culturas como teff, amaranto, aveia, quinoa e chia. Substituir alimentos refinados com um aumento do consumo de produtos integrais pode ser recomendada para o público em geral.

Para mais informações consulte:

Brouns FJPH, van Buul VJ & Shewry PR. (2013). O trigo nos faz engordar e adoecer? Journal of Cereal Ciência 58 (2): 209215. doi: 10.1016/j.jcs.2013.06.002. (em inglês)

SOBRE O EUFIC

O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

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